Tecnólogo em agroecologia
A PRÁTICA DO DIÁLOGO DE SABERES DA TURMA RESISTÊNCIA CAMPONESA, DA ESCOLA LATINO AMERICANA DE AGROECOLOGIA
ERIC CÉZAR DE CAMARGO WALGER
LAPA - PR JANEIRO - 2010
ERIC CÉZAR DE CAMARGO WALGER
A PRÁTICA DO DIÁLOGO DE SABERES DA TURMA RESISTÊNCIA CAMPONESA, DA ESCOLA LATINO AMERICANA DE AGROECOLOGIA
Trabalho apresentado a Universidade Federal do Paraná, ao Instituto Federal do Paraná e a Escola Latino Americana de Agroecologia - ELAA, como uma das exigências para a conclusão do curso superior de Tecnologia em Agroecologia. Orientador: Nilciney Toná.
LAPA – PR JANEIRO - 2010
2
Dedicatória
Às escolas do campo, e a todas as pessoas que se empenham diariamente na construção das mesmas. A todos e todas que estão se formando nas escolas dos movimentos sociais com o intuito de contribuir para a conscientização e organização da classe trabalhadora em prol de uma realidade diferente.
3
Agradecimentos
Aos meus pais, que durante toda a minha vida deram total apoio e incentivo às minhas decisões de luta. Aos meus orientadores - Nilciney Toná, José Maria Tardin e Odacir Antonio Zanatta - que, em momentos obscuros de não-saber da elaboração desta obra, proporcionaram um universo de idéias que iluminaram esta trajetória.
4
RESUMO O presente trabalho teve como objetivo analisar a experiência do “Diálogo de Saberes” pela Turma Resistência Camponesa, da Escola Latinoamericana de Agroecologia, fornecendo elementos para seu aprimoramento. Consiste em uma pesquisa social exploratória, baseada em entrevistas com educadores, educandos e famílias camponesas que experimentam o método. As entrevistas foram submetidas a uma análise dialética. Observou-se uma insuficiência na