TCC Dayana
Dayana Helena Silva Bernardes
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS: Uma análise ao período de sua maior ascensão (1999 – 2009)
Taubaté – SP
2015 Dayana Helena Silva Bernardes
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS: Uma análise ao período de sua maior ascensão (1999 – 2009)
Trabalho de Graduação, modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Economia, Contabilidade e Administração da Universidade de Taubaté para obtenção do Título de Bacharel em Comércio Exterior.
Orientador: Prof.º Marco Antônio Moreira Ortiz
Taubaté – SP
2015
1 - INTRODUÇÃO
Com a globalização mundial cada vez maior, a competição no mercado empresarial vai se estreitando mais, e as demandas corporativas do mercado interno passam a não ser suficientes, o que leva a busca de novos mercados, novas tecnologias e a redução dos custos para que a empresa consiga sobreviver nesse cenário de acirrado e de constantes mudanças.
O fenômeno da internacionalização caracteriza-se pela prática contínua de qualquer operação internacional por parte de uma empresa, seja uma simples exportação de produtos até a total internacionalização da produção; Levando assim a uma maior satisfação das empresas.
Num contexto histórico-global esse movimento de transnacionalização é bem antigo, datando do século XVII, sendo a Companhia das Índias Orientais considerada a primeira grande empresa transnacional. Apesar desses movimentos não serem recentes, a atuação dessas empresas estava intrinsecamente ligada aos interesses estratégicos de seu país de origem e só foi a partir das décadas de 1950 e 1960 que as empresas transnacionais passaram a agir por uma lógica mais independente de interesse corporativo.
Esse primeiro momento logo após a II Guerra Mundial é caracterizado pela expansão do comércio internacional e a diminuição das barreiras de importação. É nesse período que se observa a primeira onda de empresas transnacional.
A segunda