Tcc Analises clínicas
NOÇÕES DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
JOZIANE APARECIDA CABRAL DE SOUZA
JUIZ DE FORA – 2012
Agente Etiológico – É o agente causador ou responsável pela origem da doença. Pode ser um vírus, bactéria, fungo, protozoário e helminto.
Agente Infeccioso – É o agente causador ou responsável pela origem de uma doença infecciosa. Esta presente no organismo de uma pessoa. Ex: Vírus, Bactérias, Protozoários, Fungos.
Antroponose – Doença exclusivamente humana. Por exemplo, a Filariose Brancofiiana, a Necatorose, a Gripe etc.
Cepa Bacteriana – Grupo ou linhagem de um agente infeccioso, de ascendência conhecida, compreendida dentro de uma espécie e que se caracteriza por alguma propriedade biológica ou fisiológica. Ex: a cepa “Laredo” da E. histolytica se cultiva bem a temperatura ambiente, com média patogenicidade.
Fase Aguda – É aquele período após a infecção em que os sintomas clínicos são mais marcantes (febre alta etc.)
Hábitat – É o ecossistema, local ou órgão onde determinada espécie ou população vive. Ex.: o Ascaris Lumbricoides tem por hábitat o intestino delgado humano.
Patogenia – É o mecanismo com que um agente infeccioso provoca lesões no hospedeiro. Ex.: o S.Mansoni provoca lesões no organismo através do ovo, formando granulomas.
Patogenicidade – É a habilidade de um agente infeccioso provocar lesões. Ex.: Leishmania Braziliensi tem urna patogenicidade alta; Taenia saginata tem patogenicidade baixa.
Período de Incubação – É o período decorrente entre o tempo de infecção e o aparecimento dos primeiros sintomas clínicos. Ex.: esquistossomose mansoni – penetração de cercaria até o aparecimento da dermatite cercariana (24 horas).
Zooantroponose – Doença primária dos humanos, que pode ser transmitida aos animais. Ex.: a esquistossomose hansoni no Brasil. O humano é o principal hospedeiro.
Endemia – É qualquer doença que ocorre apenas em um