Aplainamento
ouro branco,23 de maio de 2013.
Princípios de Tecnologia Industrial
Aplainamento – Processo de Fabricação por corte
2º Período – Segurança do Trabalho
Introdução
O objetivo deste trabalho é falar sobre um dos processos de fabricação por corte, o aplainamento. Os processos de fabricação por corte consistem em retirar o metal de uma superfície por meio de uma ferramenta.
No caso do aplainamento é utilizada a plaina limadora. O aplainamento é destinado à obtenção de superfícies regradas, geradas por movimento retilíneo alternativo da peça ou da ferramenta. O aplainamento pode ser horizontal ou vertical. Quanto à finalidade, as operações de aplainamento podem ser classificadas ainda em aplainamento de desbaste e aplainamento de acabamento.
O Aplainamento consiste em obter superfícies planas em posição horizontal, vertical ou inclinada. A ferramenta utilizada tem apenas uma aresta cortante que retira o sobre metal com o movimento linear e é chamada de “bites”.
Na operação de Aplainamento o corte é feito em um único sentido. O curso útil é o movimento na direção de corte. O curso de retorno da ferramenta é um tempo perdido, porém necessário.
O Aplainamento apresenta grandes vantagens na usinagem de réguas, bases, guias e barramentos de máquinas, por que cada passada da ferramenta é capaz de retirar material em toda a superfície da peça.
Ferramentas de aplainar
As ferramentas de aplainar são geralmente fabricadas em aço rápido, muitas vezes os gumes são constituídos de metal duro. Existem dois tipos de básicos conforme a função que a ferramenta vai desempenhar.
Ferramenta de desbastar: levanta no menor tempo possível a maior quantidade de cavacos que puder. As grandes seções de cavaco exigem uma forma robusta do gume.
A – Ferramenta direita de desbastar à esquerda. B – ferramenta direita de desbastar à direita. C – ferramenta curva de desbastar à esquerda. D – ferramenta curva de