TCC Acreditacao
Gerenciar os riscos assistenciais, administrativos, ambientais, de imagem e responsabilidade civil para melhoria contínua da qualidade e segurança dos processos institucionais.
Princípios Norteadores
Os princípios norteadores da Gestão de Risco na instituição são:
1. Foco na prevenção e nos processos
2. Sistemática, estruturada e oportuna
3. Dinâmica, interativa e capaz de reagir às mudanças
4. Parte integrante dos processos organizacionais
5. Alinhada ao planejamento estratégico da organização
6. Orienta a tomada de decisões
7. Gerencia eventos sentinela
8. Baseada em evidencias
A gestão de riscos integra as principais frentes de atuação da prevenção de riscos, a saber: eventos adversos, tecnovigilância, farmacovigilância, prevenção de infecção hospitalar, gerenciamento de resíduos.
O processo de gerenciamento de riscos é mapeado e orientado por fluxos de notificação, identificação, análise e tratamento dos riscos, com utilização de ferramentas com classificação do nível de risco e possibilidade de priorização.
O gerenciamento de riscos é parte integrante do Programa de Melhoria Contínua da Qualidade e Segurança do Paciente. Este programa deverá ser revisto e atualizado anualmente e deverá conter prioritariamente ações de identificação do risco, priorização do risco, notificação do risco, gerenciamento do risco, investigação de eventos adversos e gerenciamento de queixas relacionadas.
O processo de notificação deve garantir o fácil acesso de todos os colaboradores e a segurança, privacidade e rastreabilidade da informação.
São produzidos e divulgados relatórios dos principais eventos que devem ser utilizados como ferramenta para a gestão de riscos, para a definição de planos de ação e verificação do impacto das medidas implementadas.
Quando pertinente, os órgãos regulatórios devem ser notificados.
São definifos planos de contingência que contenham as medidas a serem adotadas em situações de crise de forma a