Qualidade Hospitalar Ganho de Qualidade nas Instituições de Saúde
QUALIDADE HOSPITALAR
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso Gestão de Saúde e Administração Hospitalar da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial à aprovação na Disciplina Metodologia da Pesquisa
Rio de Janeiro
2013
1) QUALIDADE HOSPITALAR
2) QUALIDADE HOSPITALAR: Ganho de Qualidade nas instituições de Saúde
3) DELIMITAÇÃO DO TEMA
Este trabalho trata-se da revisão da literatura sobre a padronização da Qualidade e o processo de avaliação pela Acreditação Hospitalar.
Foi realizado um apanhado histórico sobre o início da avaliação da qualidade nos serviços de saúde, com o Programa de Padronização Hospitalar elaborado pelo Colégio Americano de Cirurgiões, em meados de 1924, até a criação da Organização Nacional de Acreditação - ONA, que tem como objetivos a implantação e implementação de um processo permanente de melhoria da assistência à saúde estimulando os serviços a atingirem padrões mais elevados de qualidade. Após reflexão, considerou-se que nas avaliações dos serviços faz-se necessário buscar a valorização dos resultados assistenciais bem como a elaboração de padrões quali – quantitativamente mais equânimes nos aspectos estrutura, processos e resultados da qualidade assistencial.
4) PROBLEMA
Este TCC tem como proposta abordar a importância do tema: “Qualidade Hospitalar: Ganhos de qualidade nas instituições de saúde”. O problema de pesquisa será abordado através do seguinte questionamento: Quais são os ganhos obtidos pelas instituições de saúde que passam pelo processo de acreditação? Entende-se que a busca pela acreditação por parte das instituições de saúde é um processo contínuo, e reflete a importância da melhoria da qualidade da saúde e sua assistência aos pacientes.
Este trabalho justifica-se pela importância que o sistema de acreditação viabiliza, promovendo mudança de rotinas, integração dos procedimentos e serviços hospitalares