Tcc 2
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
HELDÂNIA CARVALHO VIEIRA VIANA
GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: PERSPECTIVAS FAMILIARES
Piripiri
Junho de 2012
HELDÂNIA CARVALHO VIEIRA VIANA
GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: PERSPECTIVAS FAMILIARES
Pré-projeto apresentado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso Bacharelado em Enfermagem, Orientado pelo professor Geilson da Silva Pereira e Maria Auxiliadora (Orientadora metodológica).
Piripiri
Junho de 2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 04 2. JUSTIFICATIVA 05 3. OBJETIVOS 06 3.1 GERAL 06 3.2 ESPECÍFICOS 06 4. REFERENCIAL TEÓRICO............................................................................07 5. METODOLOGIA DA PESQUISA 08 6. CRONOGRAMA 10 REFERÊNCIAS 11
1.
INTRODUÇÃO
A gravidez na adolescência, atualmente é uma situação que se faz presente nos nossos dias. Mesmo com as diversas transformações vividas na sociedade, e as mais variadas mudanças na forma de agir e no comportamento das pessoas, a gravidez precoce ainda se faz presente. O que se observa atualmente no Brasil, é que não há um controle sobre a taxa de natalidade se torna necessária uma discussão abrangente e esclarecedora de temas como planejamento familiar e educação sexual. É alarmante o número de adolescentes que engravidam antes dos dezoito (18) anos números esses que crescem a cada dia.
Quando ocorre a gravidez na adolescência, geralmente indesejada, uma serie de transformações acontecem nas famílias, principalmente das adolescentes a qual vai passar todo o período gestacional, na maioria das vezes ao lado da sua família e as vezes sem apoio do pai da criança.
Em uma época de estrema liberdade, aliada a irresponsabilidade configurasse em um quadro de adolescentes sem limites. Um dos motivos que contribuem para o surgimento da gravidez na adolescência se daria