Atps fisica
Desafio baseado no projeto SARA ( Satélite de reentrada atmosférica ).
2- Objetivos:
Baseado no projeto SARA, serão realizados cálculos que mostrarão resultados envolvendo algumas grandezas físicas como: medição, velocidade média, aceleração e equações de movimento.
3- Introdução:
Este desafio é baseado no projeto SARA, desenvolvido no Instituto de Aeronáutica e Espaço em São José dos Campos, destinado a operar em órbita baixa, circular, a 300 km de altitude. O projeto ainda encontra-se em fase inicial denominado SARA SUBORBITAL em que seus subsistemas serão verificados em voo. Os principais cálculos a serem realizados mostrarão resultados, envolvendo grandezas físicas. Para maiores informações sobre esse projeto, pode-se consultar o site www.iae.cta.br/?action=sara
4- Resumo teórico:
As seguintes formulas serão usadas nessa atividade:
Vm=∆x / ∆t
∆x= X2 – X1
V2= Vo2 + 2.a.∆x
V= Vo + a.t
Y= VoT + ½.gT2
Vy2= Voy2 – 2g∆y
Y= yo + Voy – gT2
X= xo + Vox . T
∆h = Vot – gT2
5- Materiais e métodos:
Para realizar esse desafio foi utilizada Calculadora Científica e computador. Método matemático com conceitos de física.
6- Resultados obtidos:
Passo 1:
Realizar a conversão da altura máxima 300 Km (apogeu) baseado nas informações acima para a unidade pés.
Resp.: 300.000 m X 0,304 m = 91.200 pés
Passo 2:
Considerar as informações do projeto amerissagem na água (pouso). Será a 100 km da cidade de Parnaíba. Fazer a conversão da distância para milhas náuticas.
Resp:
1 Km = 1,852 milha náutica
100 / 1,852 = 53,99 milhas náuticas
Passo 4:
Considerar que a operação de resgate será coordenada a partir da cidade de Parnaíba, a 100 km do local da amerissagem. Supondo que um avião decole do aeroporto de Parnaíba, realizar a viagem em duas etapas, sendo a metade 50 km a uma velocidade de 300 km/h e a segunda metade a 400 km/h. Determinar a velocidade média em todo o trecho. (O