Tcc 1
Andréa Cavalcanti Correia LimaI; Arlei Antonio CavalcantiII; Vera PonteIII
IMestranda em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - CE. E-mail: andreaccl@terra.com.br
IIMestrando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - CE. E-mail: arlei@caesarpark-for.com.br
IIIProfa. Dra. do Mestrado em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza - CE. E-mail: vponte@fortalnet.com.br
RESUMO
No final da década de 80 a Gestão da Qualidade Total (GQT) era apresentada como capaz de resolver todos os problemas e atender a todas as necessidades da gestão das organizações. Buscando solucionar problemas de gestão não equacionados pela GQT, muitas organizações começam a adotar o Balanced Scorecard (BSC). Uma questão ainda não discutida com profundidade no mundo acadêmico é a viabilidade de integração desses dois modelos. O presente artigo discute a possibilidade de integração dessas duas ferramentas, verificando as melhorias que podem alcançar, principalmente no gerenciamento da estratégia da organização. Assim sendo, realizou-se estudo de caso no Caesar Park Hotel Fortaleza (CPHF), empresa que vêm adotando com sucesso os dois modelos. A pesquisa revela que é possível integrar os princípios da GQT com os do BSC, à medida que os fundamentos de ambos se complementam, sendo assim a utilização conjunta das ferramentas propicia melhor gerenciamento da estratégia da organização.
Palavras-chave: estratégia, gestão, qualidade, Balanced Scorecard.
ABSTRACT
In recent years, many organizations have been managed according to the principles of Total Quality Management (TQM), which became known around the globe in the 1980's, when looking for explanations for the so-called "Japanese miracle". TQM was presented as being capable of solving all problems and attending to all company management needs, a stage that seems outdated now.