Tcc 1
TEMA: Nível de Vitamina D no organismo como indício de depressão.
PROBLEMA: Deficiência de vitamina D no organismo pode causar depressão?
HIPOTESE: Deficiência de Vitamina D no organismo causa depressão.
JUSTIFICATIVA
Assim como Furlanetto et al. (2006) em pesquisas em pacientes hematológicos registrou a associação entre depressão e ausência de vitamina B12 com resultados significativos, pretendesse investigar se a falta de vitamina D pode ter como consequência a depressão.
O inverso se mostra evidente uma vez que o depressivo tem tendência ao isolamento levando a falta de exposição ao sol fator importante na sintetização da vitamina D no organismo, como assegura Castro (2011) ao afirmar que para o processo de ativação da vitamina D é necessário que o indivíduo se exponha a luz solar direta, de forma mais específica a radiação ultravioleta B (UVB) nos comprimentos de onda entre 290 e 315 nanômetros.
Ultimamente, a deficiência de vitamina D tem sido analisada, no mundo todo, como um problema de saúde pública, devido a sua influência no desenvolvimento de várias doenças (KIMBAL et al., 2008).
OBJETIVO GERAL
Associar a insuficiência de Vitamina D á depressão.
REFERENCIAS
CASTRO, L. C. G. O sistema endocrinológico vitamina D. Arq Bras Endocrinol Metab, 58(8): 566-575, 2011.
FURLANETTO, L. M.; DEL MORAL, J. A. G.; GONÇALVES, A. H. B.; RODRIGUES, K.; Jacomino, M. E. M. L. P. Diagnosticando depressão em pacientes internados com doenças hematológicas: prevalência e sintomas associados. J Bras Psiquiatr, 55(2): 96-101, 2006.
KIMBALL, S.; FULEIHAN, Gel-H.; VIETH, R. Vitamin D: A growing perspective. Crit Rev Clin Lab Sci. 45(4): 339-414, 2008.