TCA785
O Retificador Controlado pode ser subdividido em duas partes: potência, e controle. A parte de potência éobtida através de uma estrutura semelhante em retificadores não controlados, com a diferença desubstituirmos diodos da estrutura por tiristores. Esses por sua vez só permitem a condução quandorecebem um pulso oriundo do circuito de disparo. Já a parte de controle, que é a responsável pelo disparo dos tiristores, é baseada no integrado TCA 785. Esse CI tem a finalidade de produzir um pulso de correnteno Gatilho para que ocorra o acionamento dos tiristores. O uso destes Circuitos integrados mostra-se bastante vantajoso.
2. Funcionamento
Em muitas aparelhos usados indústrias se destaca a utilização do circuito integrador TAC 785 da Siemens, como mostrado na figura 1, que será estudado a seguir.
Figura 1: Circuito Integrado de Disparo TAC 785
O circuito interno será explicado apenas para fixar o conceito do disparo por pulsos. Além disso, o conhecimento de como o TAC785funciona, ajudará a entender os circuitos de disparos e como projetá-los.
A figura 2 mostra uma parte do diagrama de blocos do TAC785.
Figura 2: Detalhe parcial do TAC785
Todo o circuito de disparo, em retificadores controlados, deve ser sincronizado com a rede, ou ocorrerá o disparo aleatório dos tiristores, uma vez que cada pulso será aplicado num instante diferente, que não está relacionado com a tensão da rede. Um ponto de referencia para o síncrono é a passagem da rede por zero. Isto ocorre a cada 8,33ms, aproximadamente, em redes de 60Hz. No TAC785, existe um detector de passagem por zero(bloco DPZ), que gera um pulso de sincronismo toda vez que a tensão da rede passar por zero. A entrada para a tensão de referencias de sincronismo é no pino 5, como mostra a figura 3. A fonte de alimentação para os circuitos internos é de 3,1V, regulada pelo próprioTAC785, a parti da tensão de alimentação do circuito integrados (Vs). Isto permite que o CI possa ser alimentado