O Circuito Integrado TCA785 Da Siemens Projetado Para Fazer O Controle De Tiristores
5.5 - Circuito Integrado - TCA785 O circuito integrado TCA 785, entre várias aplicações, é dedicado à aplicação de controle de ângulo de disparo de SCR’s e TRIAC’s continuamente de 0° a 180°. O uso deste CI permite a redução do volume do circuito de disparo. A Figura 5.10 mostra o diagrama de blocos do TCA785.
Todo circuito de disparo, em retificadores controlados, deve ser sincronizado com a rede, ou ocorrerá o disparo aleatório dos tiristores, uma vez que cada pulso será aplicado num instante diferente, que não está relacionado com a tensão da rede. Para se efetuar o sincronismo, no TCA 785 existe um detector de passagem por zero. A entrada para o sincronismo é no pino 5 como mostra a Figura 5.11 que apresenta uma configuração padrão para sincronismo.
A filosofia de sincronismo é um gerador de rampa, cuja característica é ajustada por RR e CR, nos pinos 9 e 10, respectivamente. O gerador de rampa fornece uma tensão que varia linearmente com o tempo (reta). Isso é obtido através da carga do capacitor CR com uma corrente constante, a qual é ajustada por RR. O capacitor se carrega até que, no próximo cruzamento por zero, o detector de passagem por zero, informe o evento ao registrador de sincronismo. O registrador gera um pulso de sincronismo que satura o transistor e conseqüentemente, o capacitor se descarrega rapidamente. Após a completa descarga do capacitor, a próxima rampa se inicia. O resultado é um sinal com forma de onda “dente de serra” sincronizado com a rede. A tensão da rampa é comparada com a tensão de controle, no pino 11 do TCA785.