TCA785
O TCA 785 é um circuito integrado (CI) de disparo. A finalidade deste é facilitar o projeto de circuitos de disparo, uma vez que os torna mais compactos e confiáveis.
Conforme imagem abaixo, o CI TCA 785 é composto por 16 pinos:
Todo circuito de disparo, em retificadores controlados deve ser sincronizado com a rede para evitar disparos aleatorios dos tiristoes, uma vez que cada pulso será aplicado num instante diferente da tensão da rede.
Um ponto de referencia, é o ponto zero das ondas da rede, o que ocorre a cada 8,33ms aproximadamente em uma rede de 60Hz. No TCA 785 existe um detector de passagem por zero chamado de bloco DPZ, o que gera um pulso de sincronismo toda vez que a tensao da rede passa por zero. A entrada deste bloco está no pino 5 do tiristor que funciona conforme explicado abaixo.
A base do sincronismo é um gerador de rampa, cuja caracteristica é ajustada por RR e CR nos pinos 9 e 10 respectivamente. O gerador de rampa fornece uma tensão que varia linearmente com o tempo, ou seja, a tensão é diretamente proporcional ao tempo.
Analisando o grafico abaixo, temos por exemplo, quando a variação de tempo for de 0,1s, a variação de tensão será sempre 0,1V.
Um capacitor é regido pela expressão:
iC = C . dv dv
onde dv é uma variação de tensão e dt é uma variação de tempo.
O capacitor CR é carregado linearmente através de uma fonte de corrente constante, cujo valor pode ser controlado por RR segundo a expressão
ICR = VCCint.K RR
Onde K =1,1 e VCCint = 3,1V.
Os valores mínimo e máximo de ICR, respectivamente, entre 10µF e 1000µF devem ser observados. O mesmo vale para RR que deve estar entre 3KΩ e 300KΩ.
A tensão VCR da rampa no capacitor cresce linearmente conforme equação
VCR = ICR . t CR
Para o correto funcionamento de um circuito CR deve ser observado seu valor entre 500pF e 1µF. Desobedecer tal limitação provocaria uma descarga muito lenta do capacitor, comprometendo o novo ciclo de carga, e