Barroco
1. Faz uma pesquisa sobre o Barroco e explora, entre outros, os seguintes aspetos:
a) Origem do termo “barroco”.
O termo barroco provém da palavra espanhola barueco, que simboliza uma pérola preciosa irregular.
b) Contexto histórico (político e social) de surgimento e afirmação em Portugal e na Europa, nomeadamente a sua ligação à Contrarreforma e ao Absolutismo.
O barroco nasceu em Itália, mais precisamente na cidade de Roma, nos finais do século XVI, após o movimento renascentista, expandindo-se rapidamente por toda a Europa e mais tarde pelas colónias espanholas e portuguesas situadas na América do Sul. Este movimento, por ser associado à riqueza, ficou muito ligado ao período de Absolutismo – que teve muita expressão em França, com o rei D. Luís XIV, o rei Sol e em Portugal nos reinados de D. João V e D. José I – e da Contrarreforma. No que se refere ao movimento da Contrarreforma, a Igreja Católica aproveitou para recuperar fiéis após o período conturbado que esta passou no Renascimento aquando o surgimento de novos pensamentos, impressionando-os com a riqueza das suas igrejas, talhadas a ouro e revestidas com azulejos.
O barroco chegou a Portugal mais tarde, no século XVIII, expressando-se no reinado do rei D. João V – barroco joanino -, que, graças às remessas de ouro conseguidas no Brasil, mandou executar várias edifícios de enorme riqueza, talhados a ouro fino, que atualmente são dos mais belos patrimónios portugueses e do Mundo, muito visitados por turistas, como é o caso do Mosteiro dos Jerónimos, o Convento de Mafra, a Torre dos Clérigos ou ainda o Solar de Mateus.
c) Exemplos de autores e obras representativos do Barroco português na pintura, na arquitetura, na música e na literatura.
Os arquitetos responsáveis pela construção dos mais belos edifícios joaninos foram italianos, mas alguns portugueses, como João Nunes Tinoco e João Antunes, também foram responsáveis por outras obras importantes, como A