Psicologia Organizacional
Trabalho realizado por :
Antes de nos concentrarmos numa só area da psicologia, temos que comppreender o que é e que finalidade esta tem.
O que é a psicologia?
A psicologia é simultaneamente uma das ciências mais antigas e uma das mais recentes. O Homem sempre se preocupou com a mente e com o comportamento humano, mas nem sempre de uma maneira científica através de músicas, poesia, etc. Porem, é uma das mais recentes pois só nos finais do seculo XIX é que a psicologia passou a ser considerada uma ciência ao ser fundada por Wundt.
A psicologia é o estudo dos processos mentais e o do comportamento e da relação entre ambos. Estuda os processos mentais pois estes dizem-nos a as leis sobre as quais processamos as informações e estuda o comportamento pois, o ato é observável e quantificável e pode ser registado consequente da mente. Esta definiçao surge por se considerar que era impossível estudar os comportamentos sem se saber que pensamentos originavam os mesmos e vice versa.
Esta ciência tem como finalidade compreender e descrever comportamentos e processos mentais, explicar comportamentos e processos mentais, identificando as causas que os determinam, prever comportamentos a partir da identificação das suas causas e controlar as circunstâncias em que estes ocorrem.
A psicologia nao é uma ciência meramente teórica. Está preocupada com o comportamento e tenta intervir. Para isso tem várias áreas de intervençao :
Organizacional/Trabalho;
Escolar;
Vocacional;
Desporto;
Clínica;
Entre outras.
Apesar de existirem inumeras áreas da psicologia, vamo-nos focar na psicologia organizacional.
Psicologia Organizacional/do Trabalho
A psicologia organizacional é a segunda maior área da psicologia, sendo que, 23,6% dos psicólogos trabalham nesta área.
Esta vertente da psicologia, está ligada à gestão dos recursos humanos concentrando-se, assim, em estudar os fenómenos psicológicos presentes nas