TCA 6 ETAPA PEDAGOGIA
ELIZABETE ALMANÇA DE CARVALHO MARTINS
MEMORIAL DE CONTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM
Barra de São Francisco
2013
Eu Elizabete, tenho 36 anos de idade, sou casada e tenho uma filha que se chama Monick.
Cursei o magistério, me formei em 1993, más na época, não tinha entusiasmo com a profissão e acabei não exercendo. Más com o passar dos anos senti a necessidade de voltar a estudar. Curso hoje a 6ª Etapa do Curso de Pedagogia a Distância pela Universidade de Uberaba. Escolhi o Curso de Pedagogia por incentivo de familiares e amigos e por ser um curso onde já tinha um leve conhecimento. No início do curso eu não sabia muito bem o que iria estudar, qual seriam os assuntos abordados, tudo era muito diferente do que já havia estudado, e ainda não tinha conhecimento de como seria o ensino à distancia, era hora de quebrar paradigmas, dar passos em busca do conhecimento e do saber sistematizado. O 1º passo foi à organização dos horários de estudos, pois sendo uma faculdade à distancia eu tinha que ser organizada, pois não teria sempre a presença de um professor para me auxiliar, precisei montar meu dia-a-dia de estudos. No Início não foi fácil, mas na medida em que o tempo passou fui me acostumando em ter autonomia nos estudos. O 1º Seminário de Integração foi marcado por novas descobertas, novas amizades, confesso que me assustei diante de tantas informações em tão pouco tempo, porém confiante de que venceria todas as barreiras. Com o passar dos dias comecei a conhecer alguns pensadores, dentre eles Wallom; Vygotsky; Piaget e Paulo Freire que me encantaram.
O ambiente escolar é muito rico e nele pude compreender o meu lugar no espaço, caminhando pelos processos históricos conheci diversas histórias sobre a realidade da educação no Brasil e no mundo.
Com o passar das etapas, com novos estudos e estágios foram abertas diversas janelas e portas com uma bagagem diversificada e