arte no periodo colonial
É o termo pelo qual se categoriza toda a obra artística produzida no Brasil, durante o período em que o país permaneceu como colônia de Portugal.
ARQUITETURA
A arquitetura era bastante simples, sempre com estruturas retangulares sustentada por estruturas de madeira roliça inclinada.
Esculturas
Grande parte da atividade escultórica se limitava aos trabalhos de talha decorativa em madeira e, em menor grau, em pedra. Também se iniciou alguma atividade na estatuária em peças de devoção religiosa.
Pintores
Caetano da Costa Coelho
José Joaquim da Rocha
Antônio Rodrigues Belo
Manuel da Costa Ataíde
Barroco
O Barroco foi o movimento artístico mais importante do Brasil colonial, colocando em ascensão o catolicismo e a fé. O Barroco caracteriza-se primordialmente pela arte sacra de artistas como: Aleijadinho, Agostinho da Piedade e Agostinho de Jesus.
O Barroco na Europa
Itália
O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente, religiosas.
Um importante pintor barroco italiano foi Michelangelo Caravaggio
Espanha
Na Espanha, o barroco se desenvolveu principalmente na arquitetura, nos entalhes e nas decorações requintadas das construções, fossem religiosas ou não. Na pintura, teve forte influência do barroco italiano, com predomínio do realismo. O principal pintor barroco espanhol foi Diego Velázquez
Portugal
O apogeu do barroco português se deu com o reinado de D. João V, após o domínio espanhol, de 1580 a 1640. A influência italiana foi intensa.
Holanda
Descritivo e realista, o artista holandês não se preocupava com padrões de beleza clássicos, preferindo retratar cenas do cotidiano. Dois importantes pintores do barroco holandês (também chamado barroco flamengo) foram Peter Paul Rubens (1577-1640) e Rembrandt van Rijn (1606-1669).
França
No período barroco, o poder monárquico era