Historia da Educação
Revolução Francesa
Podemos dizer que a Revolução francesa não foi uma revolução feita pelo povo em si, embora seja isso o ensinado nas escolas, e sim que ela foi a revolta dos burgueses que tiveram seus interesses esquecidos pelo 1º e 2º estado francês por causa dos impostos altos. Mas pra entender a Revolução veja qui um breve resumo sobre a revolução francesa .
Um pequeno Resumo do ocorrido
Na verdade é preciso entender que nas vésperas da revolução, a sociedade francesa era dividida em 3 estados: o 1º estado que era formado pelo Clero e não pagava impostos, o 2º era formado pela Família Real e a corte, e também não pagava impostos, e era o maior responsável pela crise econômica pela qual o país atravessava, e o 3º estado era o povo, e os burgueses, que pagavam todas as contas da França.
Por isso, pelos altos gastos da corte de Luis XVI e Maria Antonieta, e por causa das guerras contra a Inglaterra,a França se enfiou em uma crise econômica que levou o 3º estado as ruas em 1789 para pedir melhoras e não atendido pelo rei, invadiram a bastilha, a prisão real em paris, e tomaram o comando do país.
Até 1792 pressionado pelas forças da revolução, lideradas por Robespierre, Luis XVI governou mais foi considerado inimigo do povo por pedir ajuda a Áustria contra os revolucionários e foi guilhotinado assim como toda a família real.
Os ideais da revolução eram “Liberdade, Fraternidade e Igualdade!” porém ao final da revolução em 1794, o povo se achando vitorioso deu o poder da França nas mãos de Napoleão Bonaparte que viria a acabar com a França nos próximos anos.