taxas de natalidade
Taxa de natalidade é a quantidade de pessoas que nascem em determinado espaço geográfico (em um determinado período), ou seja, quantas pessoas nascem em uma cidade, estado ou país, em um ano, uma década ou um século.
A taxa se obtém na contagem de registros de nascimento, ou seja, eles contam quantas pessoas nasceram e foram registradas nas maternidades.
Taxa de natalidade no Brasil.
Até recentemente, as taxas de natalidade no Brasil foram elevadas, em patamar similar a de outros países subdesenvolvidos. Contudo, houve sensível diminuição nos últimos anos, que pode ser explicada pelo aumento da população urbana — já que a natalidade é bem menor nas cidades, em consequência da progressiva integração da mulher no mercado de trabalho — e da difusão do controle de natalidade. Além disso, o custo social da manutenção e educação dos filhos é bastante elevado, sobretudo no entorno urbano.
Taxa de natalidade no mundo.
CRESCIMENTO – Como se pode observar na tabela, de 8.000 a.C. até 1650, que representa o iniciar da modernidade, a população mundial levou quase dez mil anos para atingir a cifra dos 500 milhões de indivíduos. Um crescimento relativamente lento se comparado com o período de tempo consumido. Porém, já no início da modernidade, podemos perceber uma aceleração no ritmo de crescimento. Foram necessários apenas dois séculos para a população, em 1850, chegar a 1,2 bilhão de habitantes. Um século depois, em 1950, ela havia duplicado, mas o mais espantoso crescimento da população estaria reservado para o momento seguinte. Entre os anos 1950 e 2000, a população mundial passa de 2,5 bilhões para 6 bilhões de indivíduos.
CRESCIMENTO PREOCUPANTE – Esse fantástico crescimento da população mundial merece destaque, e precisa ser analisado para se entender suas causas e consequências e as medidas que a humanidade deve tomar para arrefecer esse ritmo de crescimento.
Por meio de indicadores demográficos (crescimento