Taxa de Natalidade
A taxa de natalidade brasileira está em média em 20,40 por mil habitantes. Mas esse percentual já foi maior se observarmos os dados populacionais de décadas passadas, veremos que a taxa vem diminuindo ao longo do tempo. Isso é em função de vários fatores, como os métodos anticoncepcionais que são mais adotados hoje em dia,reduzindo o número de gravidez. A entrada da mulher no mercado de trabalho, o que contribui para a diminuição do número de filhos, e a adoção de crianças também é um fator que mudou muito os dados.
Taxa de Mortalidade
A taxa de mortalidade no Brasil já é mais baixa, em média 6,31 por mil habitantes. Essa também está caindo devido a medicina que está mais avançada, mais informações sobre uma vida saudável, melhores condições de vida, e a conscientização sobre segurança também evitam muitos acidentes. No começo da década de 1990 a expectativa de vida era de 66 anos, em 2005 foi para 71,88.
Crescimento natural e vegetativo
O crescimento natural do país ocorre através de dois fatores: migração e o crescimento vegetativo. Esse ocorre através da relação entre as taxas de natalidade e mortalidade.E no Brasil o crescimento vegetativo é o maior responsável pelo aumento da população, já que a migração só ocorreu de forma intensa em décadas passadas. A urbanização, planejamento familiar, prevenção de gravidez, tudo isso contribui para a redução do crescimento da população. Mas apesar dessa queda no crescimento vegetativo, a população não irá reduzir tão rápido. Já que a preocupação e os cuidados com a saúde são mais intensos. Assim só se estende a expectativa de vida.