Taxas De Juros Referente Ao Credito Pessoal Praticadas Pelos Principais Bancos
Os sete maiores bancos do País apresentaram taxas de juros mais altas em março de 2015, tanto no empréstimo pessoal quanto no cheque especial, conforme indicaram as últimas pesquisas.
Dos bancos pesquisados, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú, Safra e Santander, dois aumentaram suas taxas de cheque especial e um as de empréstimo pessoal. Os demais permaneceram com os mesmos índices praticados no mês anterior.
Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa de empréstimo pessoal em função do prazo de contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos trabalham com esse prazo. O levantamento coletou também as taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, sendo que, para o cheque especial, foi considerado o período de 30 dias.
A taxa média dos bancos para empréstimo pessoal foi de 6,02% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 6,01% a.m. A alteração se deve ao crescimento da taxa do Bradesco, que subiu de 6,53% para 6,57% a.m. - um acréscimo de 0,04 ponto percentual.
O Santander foi considerado o banco mais caro para o mês e a Caixa, com taxas mais baratas. Abaixo as taxas praticadas por estes e outros bancos:
BANCOS EMPRESTIMO (AO MÊS)
Banco do Brasil 5,11%
Bradesco 6,57%
Caixa Econômica Federal 4,04%
HSBC 7,30%
Itaú 6,22%
Safra 5,40%
Santander 7,49%
Precauções:
Para não pagar taxas abusivas ou entrar na inadimplência, recomenda-se que o consumidor tenha cautela ao contratar uma linha de crédito, avaliando a real necessidade da contratação e comparando as taxas praticadas pelas instituições financeiras.
Vale ressaltar que as taxas foram pesquisadas um dia antes do aumento da taxa básica de juros, a Selic. Com o aumento de 0,50 ponto percentual, passando para 12,75% ao ano, as taxas de juros dos bancos tendem a ficar ainda mais elevadas.
Taxas de Juros por instituição financeira – Banco