Economia
O grupo buscou focar a pesquisa de modo a guiar o Comitê Executivo da Companhia Internacional de Maquinas Especiais- CIME, para entender com mais intensidade e precisão, o que faz ou ajuda a Selic subir ou cair e seus impactos na economia. Dessa forma através de "Taxas de Juros", "Taxa Selic", "Taxa Monetária", "Trade Off", "Demanda de Dinheiro", "Crédito" e " Pesquisa Focus" , buscamos soluções que fossem viáveis e benéficas a esta empresa, definindo o problema como: “Quais os impactos da taxa Selic na economia?”. As pesquisas foram realizadas na biblioteca, em livros e internet. 2. Conceitos Relevantes 2.1. Taxas de Juros:
As taxas de juros correspondem à média das taxas praticadas nas diversas operações realizadas pelas instituições financeiras, em cada modalidade. Em uma mesma modalidade, as taxas de juros podem diferir entre clientes de uma mesma instituição financeira. Taxas de juros variam de acordo com fatores diversos, tais como o valor e a qualidade das garantias apresentadas na operação, a proporção do pagamento de entrada da operação, o histórico e a situação cadastral de cada cliente, o prazo da operação, entre outros.
Podemos definir juros como o rendimento de uma aplicação financeira, valor referente ao atraso no pagamento de uma prestação ou a quantia paga pelo empréstimo de um capital. Atualmente, o sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, por ser mais lucrativo. Os juros simples eram utilizados nas situações de curto prazo, hoje não utilizamos a capitalização baseada no regime simples. No sistema de capitalização simples, os juros são calculados baseados no valor da dívida ou da aplicação. Dessa forma, o valor dos juros é igual no período de aplicação ou composição da dívida. As aplicações em renda fixa são aquelas cuja remuneração está vinculada ao pagamento de uma taxa de juros. Taxa de juros é uma taxa de retorno