TAXAS DE JUROS APLICADAS NO MERCADO FINANCEIRO
ENGENHARIA ELÉTRICA
TAXAS DE JUROS APLICADAS NO MERCADO FINANCEIRO
ENGENHARIA ECONÔMICA
FACNET – FACULDADES DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ENGENHARIA ELÉTRICA
TAXAS DE JUROS APLICADAS NO MERCADO FINANCEIRO
ENGENHARIA ECONÔMICA
PARTICIPANTES
Hugo Rodrigues
Anderson Willian
Carlos Magno Melo
Edir Campos
Ronaldo Ferreira
Emanoel Machado
Marcelo Paulino
Karolliny Amâncio
Daniel Silva Antunes
Ronivaldo Brasilio
Walter Ferreira
Rafael Vilella
TAGUATINGA – DF
2014INTRODUÇÃO
Este presente trabalho busca exemplificar e explorar, de forma abrangente, as taxas aplicadas no mercado financeiro. Neste estudo foi possível verificar que as taxas estão na maioria dos setores da sociedade, como na compra de um carro, um financiamento estudantil, no mercado imobiliário, dentre outros e, consequentemente, os cidadãos deveriam conhecer estas taxas e assim buscar um senso crítico ou uma consciência das taxas aplicadas. Como várias taxas são aplicadas no mercado, a proposta é analisar algumas delas, sendo elas as mais usuais no mercado financeiro: Taxas bruta, líquida, fixas, variáveis, curta, média, longa, nominal, efetiva e real nas quais serão exploradas no trabalho.
TAXA BRUTA X TAXA LÍQUIDA
Taxa Bruta
Taxa Bruta de uma aplicação financeira é a taxa de juros obtida considerando o valor da aplicação e o valor de resgate bruto, sem levar em conta o desconto do imposto de renda que é retido pela instituição financeira.
Taxa Líquida
Taxa Liquida de uma aplicação financeira é a taxa de juros obtida considerando o valor da aplicação e o valor de resgate líquido, levando em conta o desconto do imposto de renda que é retido pela instituição financeira.
Exemplo:
Supondo que você fez uma aplicação em um fundo de investimento que lhe proporcionou um retorno de 0,90% em um mês, qual foi o seu ganho