Taxa pluviométrica da cidade de teresópolis
JUAN FROTA1;DALIANE DAVIES2
RESUMO: O artigo em estudo refere-se a análise dos dados estatísticos do índice pluviométrico do distrito de Bom Sucesso, em estações do ano, no período de 2000 a 2010. Tem como finalidade, verificar a variação das precipitações pluviométricas em cada estação do ano, utilizando todos os métodos necessários para obter uma maior precisão dos dados estudados.
PALAVRAS-CHAVE: Clima. Estações do ano.
1- INTRODUÇÃO
O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado(m²) em determinado local e em determinado período. O índice é calculado em milímetros. Sua medida é em milímetros, sendo coletado por pluviômetros especializados em redes de postos pluviométricos e/ou estações meteorológicas convencionais ou automáticas.
Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, em um reservatório-caixa com a área da superfície aberta de 1m², existe uma quantidade de chuva suficiente para elevar o nível desse reservatório em sua medida vertical, que no caso seria de 2 mm de altura naquele dia. Não é descontado desse valor a evaporação, decorrente de outros fatores climáticos. O reservatório exposto ao clima, está sujeito à todo momento sofrer evaporação eólica ou solar, por exemplo. Os diagnósticos que permitem afirmar que precipitou mais ou menos do que era esperado para a semana ou o mês, estão diretamente relacionados com gráficos elaborados na média de chuva em cada período. No Artigo estudado, os dados coletados da cidade de Bom Sucesso – Rio de Janeiro, tem como objetivo medir, em estações do ano, a quantidade de chuva em cada uma delas e buscar o grau de relação possível entre cada época do ano.
2-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Relacionar as condições atmosféricas às repercussões no espaço geográfico tem sido um dos objetivos da Climatologia Geográfica, trabalhando-se em