Taunay consegue
Essa combinação é rara na literatura brasileira, pois exige o domínio de dois tipos de discurso: o romântico e o realista, ou melhor, uma fabulação atraente com componente amoroso e elementos descritivos do ambiente e da fala regional.
Foco Narrativo
A história é contada na 3° pessoa.O narrador é ciente de tudo na história, porque ela se passa no século XIX no qual, tem características da tendência narrativa da época.
Resumo da obra
Tudo se passa pelas regiões de Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás. Mais especificamente na Vila de Sant’Ana do Paranaíba. Por estas estradas encontra-se nosso viajante, seu nome é Cirino, este sempre com o costume de viajar, ele vai para os lugares cura as pessoas, já que havia lido e estudado um pouco sobre medicina, ele aplicava métodos arcaicos, usando ervas, plantas e poucos remédios.
O caminho de Cirino cruzado com Pereira,em algumas terras na região, e tinha uma casa para abrigar alguns viajantes, ao ver Cirino, Pereira o convida para ficar na sua casa, e ao saber que ele é médico, pede para que Cirino consulte e trate de sua filha Inocência. Ao chegarem à casa de Pereira, Cirino se acomodou, conheceu sua casa e o local, logo depois começou seu tratamento para com Inocência. Pereira vai até o quarto dos fundos onde está sua filha, mostra a Cirino sua paciente, ao vê-la Cirino nota que se trata de uma jovem muito bonita que chama a atenção de Cirino, ele medica a moça e Pereira manda Tico, um capaz anão, buscar aquilo que foi necessário.
Dia depois chega Meyer e seu ajudante José Pinho, também conhecido como Juque, são naturalistas e procuram espécies de animais raros e belos, o principal objetivo de Meyer é capturar borboletas. Pereira ao recepcionar os cientistas não é muito gentil, mas não lhe falta com