Arte Brasileira
As representações da arte brasileira na revista Nossa História
História da Arte no Brasil
1O sem./2004
Adriana Romeiro
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG Apresentação
No final de 2003, as bancas e livrarias do Brasil foram invadidas por uma série de revistas de História. São publicações que visam atingir não apenas um público especializado de historiadores e professores de história, mas o grande público. A idéia é levar um pouco da história e das discussões historiográficas, de maneira clara e prazerosa, para um número maior de pessoas.
Independentemente da qualidade dessas publicações, algumas com um maior rigor metodológico, outras com um tom mais jornalístico, elas estão contribuindo para difundir o conhecimento histórico, haja vista o sucesso que elas alcançaram. Isso pode ser percebido pela necessidade de reedição de alguns números, ou pelo fato de algumas publicações que começaram com periodicidade bimestral, rapidamente tornaram-se mensais. Sinal que existe um leitor ávido por conhecer melhor a história, tanto do Brasil quanto mundial.
A grande questão é: além de transmitir o conhecimento da história, será que essas publicações estão contribuindo para uma análise crítica do processo de sua construção? Será que, por meio delas, o leitor consegue perceber as diferentes versões para o mesmo evento histórico? São alguns desses pontos que este trabalho pretende analisar e discutir.
Para desenvolver a temática que o trabalho se propõe, será utilizada apenas uma dessas publicações – a revista Nossa História. É uma revista que aborda somente a história do Brasil, editada pela Biblioteca Nacional e tem o seu Conselho Editorial formado basicamente por historiadores. Com todos esses pré-requisitos, a revista se apresenta como uma publicação que pretende trabalhar seriamente os temas da história.
De acordo com a temática da disciplina –