Tartaruga de Couro
Reino: Animalia
Ordem: Testudinata
Filo: Chordata
Família: Dermochelyidae
Classe: Reptilia
Genero: Dermochely
Espécie: Dermochelys coriacea
Tartaruga de couro ou gigante.
A tartaruga-de-couro, tartaruga-gigante, tartaruga-de-cerro ou tartaruga-de-quilha (Dermochelys coriacea) é muito diferente das outras tanto em aparência quanto em fisiologia.
É a única espécie extante do gênero Dermochelys e da família
Dermochelyidae.
Características
A tartaruga-de-couro é a maior de todas as tartarugas, com tamanho médio em torno de 2 m de comprimento por 1,5 m de largura e 700 kg de massa, embora já tenha sido encontrado um exemplar considerado o maior já registrado, com 900 kg e 3 m de comprimento.
Características
Crânio muito forte; presença de palato secundário; cabeça parcialmente ou não retrátil;
Caraterísticas
Extremidades em forma de nadadeiras não retráteis cobertas por numerosas placas pequenas (com dedos alongados e firmemente presos por tecido conjuntivo); as garras são reduzidas, possui cor preta com pontos brancos ou amarelos.
Característica e Migração
Possuí grandes nadadeiras frontais que proporcionam grande força e velocidade, permitindo a mesma migrar há longas distâncias passando desde o Oceano Índico, o Pacífico, o Atlântico e indo até o Círculo polar ártico (com teperaturas de cerca de 6°C).
Habitat
Vivem sempre em alto mar e só se aproximam da costa para desovar (no caso das fêmeas ), os machos quase nunca se aproximam da costa, tocando a terra apenas nos primeiros momentos após a eclosão dos ovos.
Podem mergulhar até quase 1000 metros de profundidade, pois sua alta concentração de óleos no organismo as protege de possíveis descompressões. Desova
No litoral norte do
Espírito Santo, com relatos de desovas ocasionais no Rio
Grande do Norte,
Bahia, Rio de Janeiro,
Santa Catarina e Rio
Grande do Sul. Há também registros de ocorrências reprodutivas no Piauí.
Ao