Guerra do paraguai
A Guerra do Paraguai foi o mais longo e sangrento conflito ocorrido na América do Sul.
A Guerra do Paraguai teve seu início no ano de 1864 e fim nos anos 1870
CAUSA
O Paraguai não tinha acesso direto ao mar e por isso tinha como objetivo aumentar o território paraguaio e obter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia do Prata que abrangia possessões territoriais do Brasil, Uruguai e Argentina. Ele iniciou o confronto com a criação de inúmeros obstáculos impostos às embarcações brasileiras que se dirigiam a Mato Grosso através da capital paraguaia.
INGLATERRA
O Paraguai se tornou um dos países mais desenvolvidos da América do Sul por causa da política interna que transformou latifúndios em fazendas do Estado, diversificou a economia, monopolizou o comércio exterior e confiscou propriedades dos grandes empresários rurais.
Todo esse avanço amedrontava os ingleses que estavam à procura de novos mercados consumidores. Em 1º de maio de 1865, Brasil, Argentina e Uruguai formaram a Tríplice Aliança apoiados pelos ingleses, com o objetivo de aniquilar as tropas paraguaias. Inicialmente, os exércitos paraguaios obtiveram algumas vitórias que foram anuladas pela superioridade do contingente militar e o patrocínio inglês da Tríplice Aliança.
A GUERRA
A guerra teve início em novembro de 1864, quando um navio brasileiro foi aprisionado pelos paraguaios no rio Paraguai.Em dezembro de 1864, o Paraguai invadiu o Mato Grosso.No começo de 1865, as tropas paraguaias invadiram Corrientes (Argentina) e logo em seguida o Rio Grande do Sul.Em 11 de junho de 1865 ocorreu um dos principais enfrentamentos da guerra, a Batalha de Riachuelo. A vitória brasileira neste enfrentamento naval foi determinante para a derrota do Paraguai.Em abril de 1866 ocorreu a invasão do Paraguai. Nesse mesmo ano, um desentendimento entre Uruguai e Argentina fez com que esses dois países se retirassem da Guerra e deixassem o Brasil lutando sozinho no conflito.Em