Tartaruga-de-couro
Tartaruga-de-couro
Introdução
A realização deste trabalho visa dar maior importância à crescente ameaça de extinção de animais, que por consequência maioritariamente do Homem, se tem tornado cada vez mais um problema frequente nos nossos dias. O objetivo deste trabalho consiste em informar os perigos que nós, sociedade, criamos para os restantes seres vivos, e os colocamos em situações de alteração de habitat e consequente ameaça e extinção. O tema irá ser abordado em forma de documento escrito, no qual será descrito o animal em questão (tartaruga-de-couro) e as formas de ameaça que enfrentam e os projetos de salvaguarda deste ser vivo.
Desenvolvimento
Caracterização da espécie
NOME COMUM: Tartaruga marinha; tartaruga de couro; tartaruga-coriácea ou tartaruga-alaúde
NOME EM INGLÊS: Leatherback Turtle
NOME CIENTÍFICO: Dermochelys coriacea
FILO: Chordata
CLASSE: Reptilia
ORDEM: Chelonia
FAMÍLIA: Dermochelyidae
É a maior espécie da sua família, podendo atingir dois metros de comprimento e chegam a pesar cerca de 600 kg. Têm grandes barbatanas frontais, que lhe permitem nadar longas distâncias, bico com dentes serrilhados e escamas sobre a cabeça, as suas crias estão cobertas de escamas.
As crias têm todas as unhas, mas perdem-nas quando se tornam adultas. Apenas o macho conserva uma unha, grande e recurvada, com a qual se agarra às costas da fêmea durante o acasalamento. Usa as patas como barbatanas, nada velozmente e é uma grande devoradora de peixes, moluscos e algas marinhas.
Hábitos
Hábitos pelágicos (coluna de água localizada no oceano aberto, após a quebra da plataforma continental. Um animal pelágico é aquele que vive, ou passa a maior parte de seu tempo, neste ambiente) e se aproximam da costa somente durante a temporada de reprodução. Também conseguem descer a grandes profundidades e estão bem adaptadas aos mergulhos