Tarefa 3 Ciclo de pol ticas pronto
LILIAN DALETE SIQUEIRA VIEIRA
Política é sempre um tema muito amedrontador quase que para a maioria de nós e acredito que possivelmente isto ocorra devido ao fato de não conhecermos exatamente sua definição e por isso não temos condições de argumentar ou questionar.
Ficou claro após o estudo deste módulo que Políticas Públicas são resultantes de Ações Políticas, que por sua vez, consistem na resolução pacífica de conflitos para suprir e garantir os interesses e necessidades da sociedade. Essa atividade política depende de uma construção, de uma concordância entre as partes interessadas para que se obtenha sucesso. A Política Pública parte do poder público e pode ter a participação do sistema privado, mas não é uma decisão privada, pois essa defende interesses de uma parcela da população e não do todo. Sendo assim, toda política pública gerará uma decisão política, mas nem toda decisão política, chegará a constituir uma política pública.
Para a elaboração das Políticas Públicas utiliza-se duas metodologia, as quais entendo como sendo uma a longo prazo, a racional-compreensiva: a ideal, que analisa todo o contexto sócio-político, suas causas e consequências e depende de um consenso sobre as questões debatidas, porém muito demorada. Já a segunda metodologia, a incrementalista, é mais imediatista, socorrista e, portanto não soluciona o problema de uma vez, apenas o ameniza.
Partindo do princípio que política seria "a resolução pacífica de um conflito" e a política pública “uma ação para que se atinja uma meta onde considere o todo e não apenas uma parte", os conselhos estariam presentes para fiscalizar, avaliar e trazer os ajustes necessários ao ciclo de políticas, evitando desperdícios e, principalmente, acredito, levando aos atores principais os relatos reais, ou seja, aquilo que é vivenciado e sentido por parte da grande maioria que é toda uma população. Pois muitas vezes fala-se muito do SUS, por exemplo, mas aqueles que o