Germinal Fichamento
Marcio Silveira Soares RA: 8409161946
Silvano Resek De Medeiros RA: 2485680588
FICHAMENTO CRITICO DO FILME GERMINAL A LUZ DO DIREITO
CAMPINAS 20015
RESUMO CRÍTICO DO FILME GERMINAL
O filme foi produzido em 1993, é baseado em no romance francês Germinal de Émile Édouard Charles Atoine Zola, de 1881. O cenário é uma pequena vila de trabalhadores de minas dominada por extrema miséria econômica e muita degradação humana.
Na década de 1980 o fechamento de muitas minas de carvão da Inglaterra, principal pólo de sustentação econômica em várias cidades, gerou uma forte crise entre os trabalhadores.
Podemos observar alguns direitos presentes no documentário, alguns preservados e outros violados conforme listados abaixo, para tanto tomaremos por base o Art.1º, IV CF que visa os valores sociais do trabalho e a livre iniciativa , a relação de consumo prevista no CDC.
Direito de Família Direito de Personalidade Direito de Naturalidade Direito de Propriedade Direito do Trabalho Direitos Humanos Direito Ambiental
Direitos Violados:
No documentário podemos ver o descaso do Estado em promover de uma certa forma a desigualdade social, abandonando e desamparando a dignidade da pessoa humana, não erradicando a pobreza e a marginalização e reduzir a desigualdade social e regional, conforme, Art.3º supra citado no seu inciso III.
Podemos notar ainda a violação aos direitos da criança e do adolescente, conforme o estatuto do ECA.
Assim podemos concluir que todos os Direitos Constitucionais do cidadão não estão sendo abrangidos, deixando por fim os problemas de ordens sociais e econômicas e culturais, criando a falsa liberdade do homem, enquanto um ser individual e responsável pelos seus atos civis que diz respeito a sua própria sobrevivência.
A objetividade com relação às tomadas de decisões, os ideais propostos que eram votados para a massa popular,