Relat Rio Rato
O experimento foi realizado no laboratório de informática (Sala 5), na Universidade Paulista – UNIP no campo de Alphaville, o local havia X computadores, onde precisava de apenas 1. Duas estudantes cursando o 3º semestre de psicologia, fizeram o experimento junto ao seu professor. Foi utilizado um rato virtual como o sujeito do experimento, cujo o programa Rato Virtual Sniffy.
A) Materiais:
Computador (Windows 8)
Mesa
Apêndice (fichas de registro) em Nível Operante (NO), Reforçamento Contínuo (CRF) e Registro de Extinção de Reforçamento Contínuo (CRF).
Lápis, borracha, caneta;
Rato virtual Aroldo, cujo o programa é Rato Virtual Sniffy.
Cronômetro
B) Procedimentos:
No começo do experimento o rato Aroldo foi apenas observado em Nível Operante (NO) e fomos anotando na ficha de registro o seu comportamento (Pressionar, farejar, limpar-se, levantar-se e comer comida) dentro de cada minuto durante 15 minutos na “caixa de Skinner”.
Após os 15 minutos de observação, começamos a fazer o Reforçamento Contínuo (CRF). No momento em que ele se levantava próximo a barra dávamos comida como estímulo, quando ele fez dez vezes seguidas sem precisarmos apertar a barra pra ele, vimos que ele aprendeu. Posteriormente começamos observar e anotar toda a conduta após o Reforçamento, também durante 15 minutos.
Ulteriormente calculamos a frequência total de cada resposta, e a taxa (frequência total dividida pelo tempo real, no caso, os 15 minutos.)
Na segunda aula fizemos a Extinção do Reforçamento Contínuo, desligamos a caixa colocamos à em Extinção, é como se a caixa “tivesse quebrado”, fazendo com que não aja reforço (comida) quando o rato Aroldo pressionar a barra, para poder voltar ao modo Operante. Ficamos observando e anotando as respostas de pressão à barra, até que ele ficasse 3 minutos contínuos sem pressionar a barra, após ter acontecido isso, sabemos que ele foi “desmoldado”.
- Resultados
Resultados NO e CRF
NO
CRF
Pressionar
7
151
Farejar
68
39