Tarefa 1 Redes De Coopera O
1. Rede
Migueletto apud Malmegrin (2010) denomina rede como “um arranjo organizacional (sistema organizacional) formado por um grupo de atores, que se articulam – ou são articulados por uma autoridade – com a finalidade de realizar objetivos complexos, e inalcançáveis de forma isolada. A rede é caracterizada pela condição de autonomia das organizações e pelas relações de interdependência que estabelecem entre si. É um espaço no qual se produz uma visão compartilhada da realidade, se articulam diferentes tipos de recursos e se conduzem ações de forma cooperada. O poder é fragmentado e o conflito é inexorável, por isso se necessita de uma coordenação orientada ao fortalecimento dos vínculos de confiança e ao impedimento da dominação.”
2. Rede Pública de Cooperação
Inojosa apud Malmegrin (2010) denomina Rede social local [ou rede pública de cooperação: campo Movimentos Sociais] como “aquela que se tece com a mobilização de pessoas físicas e/ou jurídicas a partir da percepção de um problema que rompe ou coloca em risco o equilíbrio da sociedade ou as perspectivas de desenvolvimento sustentável local com destaque para questões sociais, ambientais e institucionais.”
Malmegrin (2010b) conceitua ainda rede de cooperação local como “uma rede pública de cooperação composta apenas de órgãos da estrutura do Estado, no âmbito dos estados e dos municípios, podemos usar a expressão rede subnacional. Porém, se a rede pública de cooperação envolver instituições não estatais, a exemplo das redes híbridas, a expressão que usaremos nesta disciplina será rede local, pois além de mais apropriada é também a mais comumente utilizada.”
3. o que significa o termo “co-opetição”?
Malmegrin (2010) conceitua co-opetição como o “comportamento estabelecido entre indivíduos ou organizações,