Densidade E Acidez Do Solo
1- Pesquisar sobre densidade real e densidade aparente.
Densidade Real ou Massa Específica Real corresponde ao real volume que determinado sólido ocupa não levando em conta sua porosidade (poros intragranulares). Considera-se o volume do solo ocupado efetivamente pelas partículas, sem levar em conta o espaço poroso.
Densidade Aparente ou Massa Específica Aparente (densidade bruta) corresponde ao volume ocupado por uma determinada massa de sólido, incluindo a porosidade. Ambas são definidas pela fórmula d=m/v onde a densidade geralmente é encontrada em g/cm³ ou kg/m³, onde 1 g/cm³ equivale a 103 kg/m³.
2- Calcular as densidades do roteiro.
3- Pesquisar sobre a importância do Ph para a Engenharia Civil.
A química é extremamente importante na Engenharia Civil, ela nos trouxe e traz dia a dia evoluções dos produtos para a construção civil. O pH por sua vez, deve ser medido sempre, pois o controle da qualidade de substancias pode ser realizado através da determinação de pH.
4- Informar o valor do Ph de cada procedimento. Discutir a função do CaCl2 no procedimento.
Procedimento feito com areia. Procedimento feito com CaCl2
6g (areia)/ 25 ml de água 6g /25 ml de cloreto
Ph 8,56 Ph 6,69
Ph: Base Ph: Base, mas próximo de ficar neutro
Os solos podem ser naturalmente ácidos devido à formação que favorece a remoção de elementos básicos. Mas com alguns usos de fertilizantes podem torná-los ácidos também, prejudicando assim o que plantão neles.
Os solos apresentam dois tipos de acidez:
Acidez ativa e a potencial, ou seja, trocável ou não trocável.
Definimos que o CaCl2 e pouco afetado pela relação entre solo e a solução, basta apenas 0,01 mol/l para padronizar as variações de sais evitando variações do Ph.