Tarantella - trabalho completo
Nesse trabalho falaremos sobre a dança Tarantella ( Tarantela em português) ; que é uma dança tradicional internacional da Itália.
Caracterizada pela quantidade de voltas efetuadas trocando de direção, troca de casais , e que geralmente é conduzida por um cantor central e acompanhada por castanholhas ou tamborins (pandeiro).
Vamos tambem conhecer a origem do nome “ Tarantella “; saber mais sobre suas vestimentas , capaciades físicas, e as suas variações .
Desenvolvimento
Natural da Região Sul da Itália, muito em voga entre os séculos XIV e XV.
Com o tempo, a Tarantella foi se expandindo pelas outras Regiões da Itália.
A tarantella é uma dança popular e composição musical, em compasso binário composto (6/8), geralmente em modo menor, de caráter vivo, caracterizada pela troca rápida de casais.
Com o passar dos anos, esta dança tornou-se indispensável nas festas de súplicas e agradecimentos. É apresentada em pares, marcada por andamentos rápidos e exuberantes.
Origem do nome:
Dança internacional tradicional do sul da Itália, cujo nome provém de uma lenda. Conta-se que no século XIV, na Europa, mais precisamente em regiões da Itália, havia muitas aranhas denominadas Tarântulas. Sua picada causava febre alta e delírio, fazendo o doente pular e dançar até esgotar-se, na tentativa de expulsar completamente de seu corpo o mal produzido pelo veneno da aranha. Pois o ritmo acelerado da música ajuda na circulação sanguínea, evitando a morte quando picado por uma destas aranhas. Entretanto a hipótese mais plausível é em referência à Taranto, cidade da região da Puglia, ao Sul da Itália.
Execução:
Dizem as lendas que não se deve dançar a Tarantella a sós, pois traz azar. É impossível resistir ao ritmo energético, vital, obsessivo e sem trégua dos acordes. As melodias sensuais provocam uma espécie de transe e o som dá asas aos impulsos mais profundos e incontroláveis. Forma-se um círculo dançante, executado no sentido horário até a música se