01
Pratos Típicos
Por Marcela Besson
A cozinha italiana é muito variada e diferente de região para região. Praticamente não existe uma cozinha nacional, mas muitas cozinhas regionais. Preparamos uma espécie de roteiro sobre as regiões italianas e suas especialidades culinárias.
Vêneto, Lombardia, Piemonte e Ligúria
Essa é a região leiteira da Itália, onde se costuma cozinhar com muita manteiga risotos e polentas. Em Gênova, o clima mais ameno propicia o florescimento de ervas perfumadas, como o manjericão.
Emilia-Romagna
A região hospeda uma das terras mais férteis da Itália, rica em hortas e pastos. Bolonha, a capital, é o berço de algumas das massas caseiras mais gostosas do mundo. Na província também são produzidas mortadelas, o parmigiano-reggiano, melhor queijo italiano, e o presunto de Parma.
Toscana
Montanhosa, essa parte do país é conhecida por suas oliveiras e rebanhos de carneiros. A Toscana possui solo ideal para o cultivo de uva, por isso são produzidos por lá alguns dos mais famosos vinhos do mundo.
Calábria e Sicília
Ao sul, o centro gastronômico é Nápoles, que possui a melhor culinária da região: pasta feita de grão duro e sem ovo, pães robustos, molho de tomate e inúmeras pizzas. Os romanos, por sua vez, produzem o melhor nhoque do país.
Depois dessa viagem gourmet é hora de conhecer os pratos que se tornaram marca registrada da cozinha italiana!
Danças típicas Italianas A Tarantella é uma delas: é uma dança tradicional rápida (6/8) caracterizado pela troca rápida de casais. Existem algumas variações locais da dança, incluindo a Napolitana, Siciliana e Calabrian.
É conduzida por um cantor central. Seu nome veio de Taranto no sul da Itália. Dançar a tarantella a só é dito como má sorte, e portanto é sempre uma dança de pares, envolvendo tanto um homem e uma mulher ou duas mulheres. A tarantella é um circulo dançante, executado no sentido horário até a música se tornar rápida, quando todos trocam de direção. O ciclo