natação
1) De que maneira os benefícios cognitivo, psicomotor, social/afetivo, psicossocial, físico/motor, fisiológico (antropométrico/metabólico) e recreativo, relacionado à saúde e obtidos com a natação, podem auxiliar na formação do homem?
Alguns benefícios da prática da atividade física em crianças e adolescentes parecem estar bem definidos, como: desenvolvimento e manutenção dos ossos, músculos e articulações; auxílio no controle de peso, redução da gordura corporal; impedir ou retardar o desenvolvimento da pressão arterial alta e o auxílio na redução da pressão arterial em alguns adolescentes com hipertensão (ROBERGS; ROBERTS, 2002). O meio líquido tem uma relação importante com a Educação Física, devido a inúmeras atividades que podem ser realizadas em tal ambiente. A natação vem crescendo muito, de acordo com as exigências da sociedade e do próprio ser humano, sendo uma das atividades físicas mais praticadas em clubes, academias, mares, rios, lagos etc., devido à grande quantidade de indivíduos que gostam de se exercitar no meio aquático.
Os benefícios que se obtêm por meio da prática da atividade física na água envolvem os aspectos: cognitivo, psicomotor, social/ afetivo, psicossocial, físico/motor, fisiológico (antropométrico/metabólico), recreativo e relacionado com a saúde.
1) No aspecto cognitivo: desenvolve a decisão, o intelecto, a memória, a análise e o entendimento. 2) No aspecto psicomotor: desenvolve a percepção e o controle do próprio corpo, controle e equilíbrio ligados ao esquema corporal e ao controle da respiração. As atividades aquáticas auxiliam na passagem progressiva do corpo em movimento e na representação mental, estimulando a criança em sua organização perceptiva. 3) No aspecto social e afetivo: auxilia na interação e no contato com outros colegas; contribui na construção da personalidade; auxilia em uma relação de empatia entre os colegas evitando qualquer tipo de