TAPETE PERSA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
TURMA: 42510141 A
DSCIPLINA: ESTETICA
DOCENTE: ME. ZORAIDE
DISCENTE: LEANDRO EDUARDO S PEREIRA
Tapetes persas
Os tapetes persas tem o sinônimo no mundo todo de glamour e luxo e também de poder alem de ser reconhecidos como os melhores e mais caros tapetes do mundo e foi de fundamental importância para a cultura e arte da antiga Pérsia os primeiros fabricantes dos tapetes persas foram os nômades a mais ou menos 2.500 anos que fizeram o tapete Pazyryk de 2.500 anos produzido no período Arquemênidas, por volta de 500 A.C Às primeiras provas sobre a existência de tapetes persas vieram através de textos chineses no período Sassâmida (224-641).
Sua fabricação e composta de muito simbolismo sendo que cada cor, recorte, desenho ou qualquer detalhe tem grande significação. A matéria-prima usada em sua fabricação: algodão, lã e pigmentos naturais retirados de raízes, pétalas e folhas, possuem infinitas fileiras de nós e quanto mais desses nós mais alto é o preço do tapete.
Nos dias atuais o tapete Persa não representa somente refino e bom gosto mais também objeto de desejo de muitos colecionadores, pela sua exuberância e beleza. Mas são poucos os que conhecem a sua significação, como as cores que possuem, o branco significa luto e paz, o vermelho representa alegria e vida, o verde imortalidade e é visto como uma cor sagrada, o ouro, púrpura, azul-mongol e o amarelo são as cores do poder, o azul celeste a cor da Pérsia e a cor da paz. O azul anil representa solidão, o rosa sabedoria divina, marrom cor da terra significa fertilidade e o negro é pouco usado por acreditarem que traz tristeza.
Na sua confecção é usado todo um significado que pode vir de forma real ou estilizado, como por exemplo, o escorpião e a tarântula que simboliza a defesa, o camelo simboliza a fortuna e felicidade.
A partir do século XVI a tecelagem de tapetes se desenvolveu até converte-se em arte.
MATÉRIA PRIMA
Os