Tapete Persa
Os tapetes persa é um dos objetos mais cobiçados pela sua característica talentosa de tecelagem feitas a mão. Os primeiro tapetes tem de sua origem existente do Irã por volta de 2.500 a.C .
A arte do tapete tem sua historia em cada tecer de seus ponto, nós e sua respectivas cores
NÓS Nos tapetes encontramos dois tipos de nós : o nó da pérsia que é também denominado simples ou assimétrico e o nó turco duplo ou assimétrico. Os materiais utilizados para a confecções dos tapetes passam pela lã, algodão e seda e a diversidade de corantes utilizada.
AS CORES
As cores naturais, actualmente ainda utilizadas, são extraídas das plantas, animais e minerais. No entanto, muitos dos produtores utilizam já cores sintéticas. Neste sentido e, com a utilização de outros meios de tingimento, apesar da produção se afastar do original, esta forma de coloração não danificou a arte dos tapetes orientais.
Contudo, a PERSIS comercializa apenas artigos tingidos com cores naturais, garantindo assim a durabilidade das peças e cores originais. Caso um tapete apresente descoloração (este processo é conhecido como abrash) é sinal de que o artigo foi colorido com cores naturais.
AZUL Representado a eternidade, esta cor é obtida a partir de ramos de flores da planta índigo.
VERDE A cor sagrada islâmica. É a identificação dos tapetes de oração de uma mesquita, pelo que não é utilizada vulgarmente. Obtém-se esta cor com a mistura do azul e amarelo, ou através da casca da maçã.
AMARELO / LARANJA Símbolo da devoção. Obtém-se a partir dos espinhos do arbusto da alcana.
VERMELHO Dependendo da tonalidade, esta cor significa zelo e traz alegria. A cor é extraída do piolho da casca da cochonilha ou da raiz da rubia silvestre.
CASTANHO Representa a aceitação e fertilidade. A cor é conseguida através da lã do camelo ou borrego, da casca da maçã vermelha do carvalho nanico, ou da casca da noz.
PRETO Simboliza o desconhecido. Conseguida do óxido de ferro.
OS