Festivais de Verão-Sudoeste
1. Introdução………………………………………………………………………1
2. Festivais de Música……………………………………………………………..2
2.1. Festival Sudoeste……………………………………………………………4
2.1.1. Enquadramento…………………………………………………….4
2.2. Local………………………………………………………………………...5
2.2.1. O Recinto do Festival………………………………………………6
2.3. História do Festival………………………………………………………...7
2.3.1. Primeira Edição…………………………………………………….7
2.4. Objectivos e Iniciativas do evento………………………………………...8
3. Ambiente- Encontro de gerações……………………………………………..10
3.1. Impactos económicos, sociais e culturais, políticos e ambientais……...10
4. Excessos………………………………………………………………………..12
5. Conclusão……………………………………………………………………...13
1.Introdução
O presente trabalho aborda o tema dos festivais de música em Portugal, mais concretamente o MEO Sudoeste, a sua história e tradição, bem como o seu conceito como festival de música.
O objectivo deste trabalho é dar a conhecer o universo de festivais de música em Portugal e mais propriamente o festival de música MEO Sudoeste, incluindo-se as iniciativas, actividades e objectivos do evento, assim como, as principais emoções transmitidas, excessos praticados e impactos económicos, sociais e culturais.
A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa bibliográfica e entrevista a pessoas que já participaram no festival. Portugal é um país de festivais de música, principalmente de festivais de verão, sendo os principais os Optimus Alive, o Super Bock Super Rock, o Vodafone Paredes de Coura, o Rock in Rio lisboa e é claro o Meo Sudoeste, sendo que existem muito outros grandes festivais de musica em Portugal . Este são festivais diferentes entre si, seja na oferta a nível musical ou no tipo de festival em si.
-
2. Festivais de Música
Os festivais de música podem ser definidos como “períodos formais ou programas de actividades de fruição, entretenimento, ou eventos que têm um carácter festivo e celebram publicamente algum conceito,