Países da copa do mundo (2014)
Tema: Países da Copa do Mundo (2014)
Bandeira:
Brasão de Armas Nigéria:
Capital Nigéria:
Aspectos Físicos da Nigéria
Geologia e relevo
O relevo da Nigéria compõe-se de diversas superfícies muito erodidas: planaltos com altitude entre 600 e 1.200m e, situadas entre eles, planícies que em geral correspondem às bacias dos rios principais. As áreas costeiras, entre as quais o delta do Níger, a bacia do lago Tchad e a parte oeste da região de Sokoto, apresentam rochas sedimentares recentes. Encontram-se nessa área planaltos pouco acidentados. Na maior parte do sudoeste e da região centro-norte, o relevo é de planaltos rasgados por vales rasos e largos, pontilhados de inselbergs, montanhas rochosas talhadas pela erosão.
Nos planaltos arenosos situados na região próxima à confluência dos rios Níger e Benuê, ocorrem domos isolados e cordilheiras alongadas. A nordeste do delta do Níger, na cuesta Nsukka-Okigwe, eleva-se abruptamente a escarpa de Enugu, cerca de 200m acima da planície do rio Cross. Outro tipo de relevo é o das grandes superfícies de lava pontilhadas de vulcões extintos, dos planaltos de Jos e de Biu.
Clima
Nas proximidades do litoral, no sul, raramente as temperaturas excedem 32o C, mas a umidade é muito alta e a estação chuvosa dura quase todo o ano. No interior, a época das chuvas vai de abril a outubro e a estação seca de novembro a março, com temperaturas de verão que, com freqüência, ultrapassam 38o C. A estação seca do norte da Nigéria, de aproximadamente oito meses, é dominada pelo vento do Saara, quente e áspero, a que dão o nome de harmatã. A média das precipitações varia de 1.800 a 3.000mm na faixa litorânea até um índice de apenas 500mm no extremo norte.
Hidrografia
As três maiores bacias de drenagem em território nigeriano são a do Níger-Benuê, a do lago Tchad, e a costeira, do golfo da Guiné. O Níger e seu maior tributário, o Benuê, são os maiores rios do país. O Níger tem muitas