Cromatografia CDC
Técnicas de Laboratório
Cromatografia
Licenciatura em Bioquímica
Ano letivo 2013-2014
P4 (Grupo4)
Elsa Rodrigues
Iana Lychko
nº42923 nº42504 Prof. Pedro Abreu
Resumo
O objetivo desta atividade laboratorial era utilizar a cromatografia como método de separação de misturas nos seus constituintes, com intuito de isolar a trimiristina e a avaliação do grau de pureza das diferentes amostras obtidas.
Para tal, utilizou-se a cromatografia em coluna para separação dos componentes de uma mistura e isolamento da trimiristina, posteriormente cromatografia em papel, analisando cada uma das amostras obtidas da separação, para calcular a pureza através da análise do fator de retenção para cada uma das amostras.
Os resultados obtidos foram: a massa da trimiristina (m=0,04 g) e os valores de fatores de retenção (Rf2=0,8; Rf3=0,716; Rf4=0,666; Rf5=sem leitura; Rfp1=0,625; Rfp1=0,666).
Introdução
Neste trabalho pretendia-se separar diferentes componentes de uma mistura, isolando a trimiristina, usando primeiro a cromatografia em coluna para recolher, em 5 frações, amostras a analisar em cromatografia de camada delgada (CCD), para ser possível retirar conclusões sobre a pureza de cada uma.
Cromatografia, em geral, define um processo em que ocorre a separação de componentes de uma mistura, recorrendo para esse efeito às diferentes interações que os constituintes da mistura têm com uma fase estacionária (sólido ou liquido) e uma fase móvel (liquida ou gasosa). Os diferentes processos cromatográficos podem ser designados sólido-líquido, líquido-líquido ou gás-líquido, consoante a natureza das suas fases.
A cromatografia também pode ser preparativa ou analítica, consoante o volume de analito a separar e o objetivo. Nesta atividade experimental o método preparativo foi a cromatografia em coluna (sólido-liquido) onde a fase estacionária é uma amostra de sílica 60 e a fase móvel nhexano:CH2Cl2 (1:1). Neste processo a