Tangencia e Concordancia
Nome:
TANGENTE
O que toca uma curva ou superfície sem cortá-la, compartilhando um único.
CONCORDÂNCIA
São linhas unidas de forma perfeita, que mudam de direção suavemente, sem qualquer irregularidade aparente. TANGÊNCIAS E CONCORDÂNCIAS ENTRE CIRCUNFERÊNCIAS TRAÇADO DE UMA LINHA CONCORDANTE ENTRE
DUAS CIRCUNFERÊNCIAS TANGENTES EXTERIORES Dada à circunferência de centro A, prolonga o raio AC para. fora da circunferência. Neste prolongamento, marca o raio da circunferência B. Fazendo centro no ponto B e com abertura do compasso até C, descreve a circunferência tangente exterior.
TRAÇADO DE UMA LINHA CONCORDANTE ENTRE
DUAS CIRCUNFERÊNCIAS TANGENTES INTERIORES
Dada à circunferência de centro A, traça o raio AC. A partir do ponto C, marca o raio da circunferência B, no interior da circunferência de centro A. Fazendo centro no ponto B e com abertura do compasso até C, descreve a circunferência tangente interior.
CONCORDÂNCIAS ENTRE RETAS
TRAÇADO DE UM ARCO DE CIRCUNFERÊNCIA
CONCORDANTE COM DUAS RETAS
CONCORRENTES
Dadas às retas concorrentes t e s e os pontos de concordância
A e B, traça a bissetriz do ângulo formado pelas duas retas.
Pelos pontos A e B, traça duas perpendiculares a cada reta que vão interceptar a bissetriz no ponto O. Este ponto é o centro da circunferência cujo arco unirá os pontos A e B.
TRAÇADO DE UM ARCO DE CIRCUNFERÊNCIA, DE RAIO DADO,
CONCORDANTE EM DOIS PONTOS DE DUAS RETAS
CONCORRENTES
Dadas às retas concorrentes s e t, traça a bissetriz do ângulo por elas formado.
Perpendicularmente a um dos lados do ângulo, e num ponto qualquer, marca o raio do arco pretendido (x). Traça uma linha paralela a esse lado do ângulo que passe pela medida do raio e que intercepte a bissetriz no ponto O. Traça duas perpendiculares aos lados do ângulo, que passem pelo ponto O, e ficam determinados os pontos de