vias de comunicação - rasante
TRAÇADO EM PERFIL LONGITUDINAL – RASANTE
A Rasante é a linha definida pela intersecção do eixo da estrada com a superfície do pavimento, e representa-se planificada (e não projectada) num plano vertical. É formada por segmentos de recta (trainéis), com inclinação constante, e por segmentos curvos, com inclinação variável (curvas de concordância vertical).
Os trainéis que sobem no sentido da marcha designam-se por rampas e os que descem por declives e os de inclinação nula por patamares. As curvas de concordância vertical com a concavidade voltada para baixo designam-se por convexas (os pontos altos estarão situados nestas curvas) e as que possuem a concavidade voltada para cima designam-se por côncavas (os pontos baixos estarão situados nestas curvas)
O desenho da rasante tem as dimensões verticais (cotas) ampliadas 10 vezes relativamente às dimensões horizontais (quilometragem).
A inclinação de um trainel é dada pela tangente do ângulo formado com a horizontal, sendo geralmente expressa em percentagem. Um trainel ascendente no sentido crescente da quilometragem tem uma inclinação positiva; se for descendente tem uma inclinação negativa.
TRAÇADO EM PERFIL
Aspectos gerais para a escolha do traçado em perfil
A definição da solução de traçado em perfil deve ter como objectivos a obtenção de condições para uma circulação cómoda, segura e económica, bem como propiciar condições favoráveis do ponto de vista dos custos de construção e conservação da estrada e uma limitação dos impactos paisagísticos e ambientais, nomeadamente:
O traçado em perfil deve assegurar a circulação em segurança à velocidade base estabelecida previamente
Devem ser asseguradas as condições necessárias para propiciar as distâncias de visibilidade mínimas. Deve ser garantida, pelo menos, a distância de visibilidade de paragem correspondente à velocidade de tráfego
Devem ser