Aplicação de concordancia, tangencia e curvas
CÔNICAS NA ARQUITETURA http://www.niemeyer.org.br/0scarNiemeyer, http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm43/conicas.htm, http://www.dmm.im.ufrj.br/projeto/diversos/conicas.html, http://www.matematica.br/historia/conicas.htm, Departamento de Matemática, Universidade Estadual de Londrina Caixa Postal 6001, 86051-990, Londrina – PR – Brasil.
Enéias de Almeida, Daniel Aparecido, Giuliano Miyaishi e Maria Bernadete falam sobre o desenvolvimento de um site que tem por objetivo auxiliar no processo ensino/aprendizagem da disciplina Desenho Geométrico através da utilização de hipertexto. Foram estudados diversos assuntos, entre eles tangência, concordância e curvas cônicas. O estudo desses assuntos torna-se mais importante quando se procura analisar as suas aplicações dentro de um contexto histórico cultural observando a evolução da ciência, artes e arquitetura através dos tempos.
O objetivo geral do estudo constitui em apresentar e explanar algumas das aplicações em Física, Astronomia, Engenharias e Arquitetura Contemporânea, observando a relevância do estudo das cônicas dentro da matemática.
“Estas curvas podem ser encontradas na natureza e por esse motivo foram objeto de estudo para diversos matemáticos. A elipse, por exemplo, corresponde à geometria das órbitas de alguns planetas e cometas. A hipérbole corresponde à geometria das trajetórias de alguns cometas e de outros corpos celestes. A parábola corresponde à trajetória de um projétil lançado num campo gravitacional, o que se pode verificar com a trajetória de um jacto d’ água. A elipse pode ainda ser encontrada na forma da luz de uma lanterna projetada numa superfície plana. A circunferência, por sua vez, símbolo da perfeição na Grécia Antiga, pode ser encontrada nas ondas produzidas por uma pedra na superfície de um lago ou até mesmo na roda.” (pág 3)
“Em engenharia e arquitetura como no caso das pontes, pórticos, cúpulas, torres e arcos, usam-se as cônicas