Tanembaum
Nome: Quele Bastos das Neves Professor: Eduardo Zimmer
Curso: Rede de computadores Disciplina: Redes de computadores
Série: 2º Período Turno: Noturno
Virtual LAN
VLANs - Redes Locais Virtuais
O que são VLANs?
Dentro de uma rede de computadores, uma VLAN é quando você cria uma separação entre partes da rede. Você literalmente divide a rede em pedaços separados, aonde um pedaço não fala com o outro (pelo menos não diretamente). Assim temos um único switch que se conecta a todos os computadores da rede, porém o administrador informa ao switch quais computadores (ou impressoras, servidores, telefones IP, etc.) se falam diretamente e quais não podem se falar.
Assim, cada "ilha" é uma VLAN. Ou seja, temos apenas um switch real, porém várias redes virtuais (dai o termo VLAN). O conceito de VLAN pode se estender a vários switchs, em uma rede grande. O conceito é o mesmo: um equipamento de certa VLAN (para exemplificar, vamos chamar de VLAN 10) fala diretamente com qualquer dessa mesma VLAN, estando no mesmo switch ou não. Já um equipamento que esteja conectado na VLAN 15 não consegue falar diretamente com outro que esteja na VLAN 10, estando esse outro no mesmo switch ou não.
Então quando um administrador criar VLANs em uma rede, ele está separando essas redes. Para uma VLAN pode falar com outra, é necessário um roteador ou firewall conectado a cada uma das VLANs, fazendo a ponte entre elas.
Para que servem as VLANs?
Mas qual a razão de se criar VLANs em uma rede?
A primeira razão é evitar a grande quantidade de broadcasts.
Assim uma das razões de se dividir a rede em VLANs é diminuir a quantidade de broadcasts que cada equipamento recebe. Um computador em uma rede de 1000 computadores vai receber o dobro de broadcast do que se ele estivesse em uma rede de 500 computadores. Assim se eu dividir uma rede de 1000 equipamentos em duas VLANs de 500 máquinas, eu reduzo