Sistemas Distribuídos baseados em Coordenação
aline VIEIRA SILVA, fabio milito MENDONÇA, lauriane soares costa, vinicius pereira idalino. line-drummer@hotmail.com, fabio.mendonca@pop.com.br, lauriane_soares@yahoo.com.br, vinnymoc@hotmail.com
Sistemas Distribuídos – Ricardo Soares Boaventura. resumo: A coordenação é quem manipula a comunicação e a cooperação entre processos de um sistema, podendo ser fragmentada basicamente em duas dimensões diferentes, a Temporal e a Referencial. Mas independente do sistema, quando tratamos de replicação, precisamos garantir a confiabilidade e desempenho aumentando a disponibilidade e a confiabilidade no desenvolvimento de aplicações. Tratando-se da confidencialidade de publicação, estamos nos referindo aos mecanismos de controle de acesso mais tradicionais onde alguns processos não devem ter permissão de ver certas mensagens, sendo a idéia básica, desacoplar publicadores de subscritores enquanto a confidencialidade de informação continua sendo fornecida.
Palavras-chave: Sistemas; Coordenação, JINI, Rendezvous.
1. introdução
Para entendermos um sistema, precisamos conhecer o seu real objetivo, o que ele precisa e quais são suas funcionalidades. A otimização e o surgimento de novas versões, requerem um mínimo de conhecimento do sistema e principalmente o que está por trás dele.
Trabalhar com Sistemas distribuídos tornou-se uma opção muito vantajosa quando estamos lidando com a necessidade de constantes incrementos, realizando expansões sem ser preciso produzir dois ou mais sistemas distintos, além de outras vantagens como o compartilhamento de recursos, ganho de desempenho, comunicação e confiabilidade (SIMOMURA, 2009).
Quando tratamos de casos em que os recursos dos sistemas precisam ser compartilhados, entramos no chamado problema de coordenação, que segundo Nagamuta (1999), é o principal responsável pela gestão das dependências das atividades, pois quando compartilhamos um recurso (processadores, memória,