Sld 4
PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE
INFORMAÇÃO
Prof. Luís Rodolfo
Outros tipos de sistemas de informação Inteligência artificial:
A inteligência artificial é um campo da ciência e da tecnologia baseado em disciplinas como informática, biologia, psicologia, lingüística, matemática e engenharia. Sua finalidade é desenvolver computadores com capacidade de simulação do pensamento, além de visão, audição, fala, sentimento e movimento. Outros tipos de sistemas de informação Inteligência artificial:
Existem 3 domínios de pesquisa e aplicação da Inteligência Artificial:
Inteligência
A tifi i l
Artificial
Aplicações da
Ciência
Cognitiva
Aplicações de
Robótica
Figura 1 – Áreas de aplicação da IA
Fonte: Adaptado de O’Brien (2004) pag 300
Aplicações de
Interfaces
Naturais
Outros tipos de sistemas de informação Inteligência artificial:
Aplicações da Ciência Cognitiva: desenvolvimento de sistemas especialistas com certa capacidade de raciocínio; Aplicações de Robótica: criação de robôs com a capacidade de visão, táteis e habilidades motoras;
Aplicações de Interfaces Naturais: criação de sistemas que recebam comandos de fala do ser humano através da linguagem natural.
Outros tipos de sistemas de informação Sistemas Especialistas:
O sistema especialista é um sistema de informação baseado na inteligência artificial e no repositório de conhecimento de uma área de aplicação específica e complexa, de forma que venha a atuar como um “consultor especialista” para os usuários finais.
Outros tipos de sistemas de informação Sistemas Especialistas:
Os sistemas especialistas trabalham com bases de conhecimento para responder questões específicas de uma área inferindo soluções baseado no histórico de informações especializadas acumuladas. Outros tipos de sistemas de informação Sistemas Especialistas:
Um sistema especialista é formado por 4 componentes básicos
Base de
Conhecimento
Máquina de
Inferência
Módulo de
Explicação
Interface com o usuário
Figura