Resumo itens 1.2 e 1.3 tanembaum, redes de computadores
1.2 Hardware de rede
Há dois tipos de tecnologias de transmissão em uso disseminado nos dias de hoje: links de difusão e links ponto a ponto.
As redes de difusão têm apenas um canal de comunicação, compartilhado por todas as máquinas da rede. Mensagens curtas, que em determinados contextos são chamadas pacotes, enviadas por qualquer máquina, são recebidas por todas as outras. Se o pacote se destinar à máquina receptora, ela o processará, caso contrário ela o ignorará.
Quando um pacote é destinado e recebido por todas as máquinas da rede, a operação é chamada de difusão (broadcasting).
Em contraste, as redes ponto a ponto consistem em muitas conexões entre pares de máquinas individuais. Para ir da origem ao destino, um pacote nesse tipo de rede talvez tenha de visitar primeiro uma ou mais máquinas intermediárias. Como normalmente é possível haver várias rotas com diferentes tamanhos, encontrar boas rotas é algo importante em redes ponto a ponto. Como regra geral (embora existam muitas exceções), redes menores geograficamente localizadas tendem a usar difusão, enquanto redes maiores em geral são redes ponto a ponto. A transmissão ponto a ponto com um transmissor e um receptor às vezes é chamada unidifusão (unicasting).
1.2.1 Redes locais
As redes locais (LANs) são redes privadas com até alguns KMs de extensão. As LANs têm três características que as distinguem de outros tipos de redes: tamanho, tecnologia de transmissão e topologia. As LANs têm um tamanho restrito, o que significa que o pior tempo de transmissão é limitado e conhecido com antecedência, o que também facilita o gerenciamento da rede.
A tecnologia de transmissão das LANs quase sempre consiste em um cabo, ao qual todas as máquinas estão conectadas. As LANs tradicionais funcionam em velocidades de 10 Mbps a 100 Mbps, têm baixo retardo (microssegundos ou nanossegundos) e cometem pouquíssimos erros. As LANs mais modernas operam em até 10 Gbps.