Alienação
O problema a que responde a teoria de John Rawls é a busca para romper a desigualdade natural entre as pessoas para que assim se faça justiça.
Ele se baseia que todos os bens sociais primários, liberdades, oportunidades, riqueza, rendimento devem ser distribuídos de maneira igual a menos que uma distribuição desigual de alguns ou de todos estes bens beneficie os menos favorecidos.
A sociedade deve promover a distribuição igualitária de sua riqueza através de uma distribuição justa dos recursos economicos.
2.
Sim. Johs Rales se baseia em principios de uma justiça distributiva, ou seja os bens sociais primários devem ser distribuídos de forma igual, rompendo toda má distribuição de bens na sociedade, problemas que se apresentam atualmente
Rawls fundamenta-se na prioridade do justo sobre o bem. Ou seja, todas as liberdades individuais, embora prioritárias, devem ser complementares aos anseios por igualdade, e os princípios da justiça devem estar acima de qualquer concepção de felicidade geral. De acordo com Rawls, a justiça torna-se uma obrigação política ao sistema cooperativo justo, que é a sociedade.
3.
A igualdade de oportunidades só pode ser efetiva se todos se beneficiarem das mesmas condições formais de educação, saúde e alimentação, dentre outros bens primários. Caso todos possuam acesso pelo menos aos bens básicos, a condição inicial será justa.
Isso não significa que não haja mais desigualdade, mas essa desigualdade será pelo menos aceitável para os que se encontram na base da pirâmide social, que é o enunciado do princípio da diferença.
Como diz Rawls, “igualdade de oportunidades é um certo conjunto de instituições que assegura igualmente boa educação e chances de cultura para todos e que mantém aberta a competição para posições com base em qualidades razoavelmente relacionadas à performance”.
4.
Este argumento apela à tua intuição de que o destino das pessoas deve depender das suas escolhas, e não das circunstâncias em que